sábado, 4 de julho de 2009

Porque as pessoas se viciam no Twitter ?!?

Ola pessoal,

Sei que algumas pessoas devem estar se roendo pra ver um trecho de código aqui, ou então saber mais detalhes do BotSpot1, mas o post anterior fez um "sucesso" que eu não esperava. Um pouco inclusive por conta do Twitter, uma ferramenta onde cada vez mais gente começa sua experiência de Web 2.0 e daí em diante, se vicia. Então, por isso resolvei analisar um pouco porque as pessoas acabam se viciando em algo que na sua essência é extremante SIMPLES!
Só para vocês terem noção, ao buscar no Google as palavras (juntas) TWITTER e ADDICTED o retorno é de (espantosos) 32.1000.000 resultados!!!

Simples assim!

A grande maioria das pessoas passa sua vida inteira tentando ter idéias brilhantes, e principalmente o pessoal que trabalha com tecnologia quer marcar o seu "nome" na história inventando um serviço, um software ou qualquer coisa que todos usem (mesmo que o autor não ganhe nada) e que se torne uma febre mundial.
E como a maioria das grandes idéias, o Twitter veio de um momento de crise e foi resultado da melhoria de uma idéia. Essa história pode ser vista com mais detalhes no post "Como nasceu o Twitter" de Kris do blog Agrega.

Limitação ou inovação ? ;-)

Mas afinal, o que há demais em uma página simples (sem refresh automático), com um campo de texto com limite de 140 caracteres e abaixo uma lista do que os seus "amigos" estão fazendo ou falando?

Esse é justamente o motivo do sucesso. A simplicidade da sua interface faz com que mesmo os usuários não muito familiarizados com a tecnologia ou os com uma infra-estrutura precária possam participar.
E também, o que parece ser um limite do seu post é outro grande fator de sucesso, já que ler 140 caracteres é algo muito mais rápido do que ler posts de blog ou noticias inteiras. O seu seguidor pode ter uma "introdução" sobre o assunto e ai escolher se quer saber mais ou não e isso é fundamental em uma época onde tempo livre é algo extremante raro.

Fazendo amizades...

Isso sem falar o quanto o Twitter está aproximando as pessoas. Através dessa ferramentas os laços de amizade entre as pessoas vem se "fortalecendo" pois é possível saber mai facilmente o que fulano ou ciclano anda fazendo ou pensando. Além disso, é uma ótima forma de se pedir a opinião pra diversos amigos de uma vez só ou até tirar uma dúvida rapidamente! :-)

Também se tornou comum as celebridades (ajudadas por assistentes ou não) conversarem com o público, divulgarem seus shows, suas músicas ou simplesmente contar o que acabaram de jantar.

Ou seja...

O Twitter passou de uma simples idéia na Web 2.0 para se tornar protocolo de comunicação de diversos aplicativos que ficam coletando informações e com isso uma mania. Onde as pessoas pensam primeiro em "colocar no twitter" do que simplesmente contar para um amigo ou para sua namorada. Sem falar no caso de pessoas que trabalham uma do lado da outra e ficam sabendo noticias a respeito do seu "vizinho" através do Twitter.

Há, claro, aqueles que usam muito isso a seu favor, seja aumentando o seu networking ou até recebendo newsletters de forma mais rápida e eficiente, já que é você quem determina quem você quer seguir e pode mudar isso quando quiser.

Não usa o Twitter? Experimente por 1 semana twittando e seguindo seus amigos e algumas celebridades (eu gosto muito dos humoristas...) que você terá sua própria opinião!

[]s
Neto

Um comentário:

Camila Borges disse...

Olá Neto!
Falando em twitter, cheguei até o seu blog através do link do teu twitter, hehe.
Mas então, acho que essa "aproximação" que as redes sociais promovem nem um tanto relativa... todo mundo se fala por twitter, orkut, msn e afins, mas na vida real, as pessoas estão cada vez mais distantes umas das outras. É mt mais cômodo e rápido cumprimentar o amigo via twitter do que usar o telefone para falar com ele, né? É a correria do mundo moderno, maaas... tudo nessa vida tem vantagem e desvantagem, não é?

Parabéns pelo blog! =)