quarta-feira, 1 de julho de 2009

Começando com Sun SPOT

Ola pessoal,

Após ver o pessoal ganhando spots no M3DD e também depois de algumas demonstrações do Roger Brinkley, eu fiquei ainda mais curioso e com vontade de fazer algumas "brincadeiras" com esse interessante dispositivo. Foi então que lembrei que aqui no INdT temos dois kits desses e com isso poderia bolar alguma coisa para começar a entender o funcionamento desse "negócio".

Afinal, o que é o Sun SPOT ?

Trata-se de um dispositivo criado pela Sun como o objetivo de promover a pesquisa e experimentos utilizando a tecnologia JME. Como mostra a figura ao lado, ele é composto por:

  • Sunroof: Uma capa de acrilico para proteger a placa e compor o spot.
  • Sensor board: Uma placa com sensores de temperatura, luminosidade, acelerometro, 8 leds e dois botões.
  • Processor board: Um pequeno processador que receberá suas MIDlet (SIM, MIDLETS) e irá fazer todo esse conjunto funcionar.
Além disso ele possui um rádio transmissor que permite que ele se comunique com uma estação radio-base que normalmente fica ligada via USB em um PC (Mac, Windows, Linux, etc) com uma aplicação que possa fazer a interação que seja necessária.

Gostei, como consigo um?

Então, esse é um grande problema! Devido ao fato dele possuir um rádio transmissor ele se torna um dispositivo que precisa da homologação da ANATEL, e isso é um processo altamente burocrático e demorado.
Você pode tentar importá-lo, comprando no site Sun SPOT World, mas talvez vá ter alguns problemas. Outra opção é que em alguma viagem que você (ou um amigo) faça aos EUA, você pode comprar o dispositivo por lá e trazer na mala. OU, ser muito sortudo como o Igor Medeiros ou muito chorão como o Alexandre Gomes e ganhar um quando alguém da Sun estiver em algum evento que você está! :)

Instalando

A instalação é bem tranquila, basta visistar o site Sun SPOT World Manager e fazer a instalação pelo web start oferecido. O problema é, se você tem um Mac OS X (o meu caso) o funcionamento pode não ocorrer tão bem. E aí, ter que apelar para um VirtualBox ou VMWare, eu estou usando na VMWare.
Depois, o primeiro passo é atualizar o firmware dos seus spots via Spot Manager.

BotSpot1 - O SPOT que usa o Twitter.

Para não estender esse post, não vou entrar em detalhes de código. Vou apenas apresentar o BotSpot1. É uma aplicação que fiz em parceria com um amigo e que tem como objetivo ler de hora em hora a temperatura da sala onde trabalho, enviar via rádio para a estação radio base e a aplicação host publica essa informação no twitter.

Para acompanhar, basta visitar o perfil do BotSpot no twitter acessando http://www.twitter.com/botspot1. Por enquanto ele apenas informa através do microblog, a próxima feature que estará disponível vai ser a interação com o spot através de posts direcionados para ele (usando @botspot1).

Nos próximos posts vou explicar como criar uma aplicação, como fazer o deploy no spot e como rodar uma host application.

Fique ligado!

Abraços
Neto

Nenhum comentário: