terça-feira, 17 de junho de 2008

Widgets e Code Camp !!

Ola pessoal,

De volta a Campinas, resolvi fazer um resumo de como foi o code camp e sobre o tema desse code camp: Widgets!!

O Code Camp:
O dia começou com o pessoal chegando cedo, principalmente pra achar uma tomada e pegar uma vaguinha na rede ;-) e além disso, estava todo mundo querendo achar uma grande idéia para conseguir ganhar um N95 com 8 GB :D
No inicio a idéia era fazer algo utilizando a API do GoogleCalendar ou algum tipo de rede "social". Mas ai, surgiu uma idéia que parecia boa: um "navegador" pelos bookmarks do del.icio.us, exibindo os links salvos, as tags e etc. Acabamos tendo alguns problemas com a integração XML + JavaScript + CSS e ai no final conseguimos fazer apenas a listagem dos links salvos e ai abrir o navegador ao clicar no link.

Várias aplicações interessantes foram mostradas, mas a vencedora foi uma onde o pessoal executava um comando no widget (notepad, calc, cmd, etc) e o pc que era o servidor executava o comando, tirava uma "foto" (screenshot) e então enviava para o celular.

Widgets
No site do Forum Nokia há bastante material sobre como criar os widgets. Mas, resumindo é uma página HTML onde você pode utilizar JavaScript e CSS para fazer as interações e executar ações com o usuário. Nada que você já não tenha visto em páginas de internet comum. E alem disso, para ajudar, a Nokia oferece um kit básico que contém elementos que facilitam sua interação, como por exemplo: TextField, UIManager, Label, ListSelections e outros.

Para saber mais sobre widgets acesse http://www.forum.nokia.com/main/resources/technologies/browsing/widgets.html e tenha acesso a "getting started", exemplos, APIs e muito mais.

E o futuro?
Olha pessoal, eu não sou fã de HTML e muito menos (mas muito menos mesmo) fã de JavaScript. Porém, não tem como não dizer que os widgets são a forma mais simples para se criar uma pequena aplicação móvel. Ele pode servir como a porta de entrada para um serviço qualquer da web, ou até para difundir mais facilmente um serviço que você queira oferecer.
Além disso, a Nokia parece estar apostando muito nessa nova "leva" de aplicativos móveis e inclusive através do site Mosh (http://mosh.nokia.com) você pode publicar seu widget e assim ter muitos usuários acessando seus serviços.

Logo que acertar o que ficou errado no meu widget eu posto pra vocês aqui.

[]s
Neto

3 comentários:

Roberto Rigolin Ferreira Lopes disse...

Excelente post!

Acho que bobeamos neste Code Camp... a galera já estava com muito código pronto por lá :-).

Mas a experiência foi muito boa!

Abração

Pereira disse...

Fala pessoal ...

Eu sou o cara que criou o Widget que executava os comando ... eu não tinha nenhum código pronto não ... nem do cel nem do server que montamos lá na hora ...
Mas concordo com vc ... tinha muita gente com código pronto... aquele pessoal da CLAR** por exemplo ... c viu os acabamentos do programinha do cara?
Do mais somos de valinhos e ví que vocês são de Campinas ... dá uma passa pelo meu blog tb !...
http://5vcc.blogspot.com
Abraços!

Neto Marin disse...

E ai pereira!
É então, eu ouvi vcs conversando e ralando lá. A questão do código pronto, eu acho que só o pessoal da claro tava com algo pronto já. Tanto q varios widgets (inclusive o meu e do roberto) não funcionaram corretamente!! :(

Bom, parabéns pelo N95 e pela ótima idéia!! Vou dar uma passada no seu blog tb!

[]s
Neto