quarta-feira, 11 de junho de 2008

Classe Properties para JME

Ola pessoal,

Esses dias tive que armazenar e trafegar algumas configurações de aplicações móveis. E ai, pra facilitar minha vida resolvi usar o esquema de properties. Ou seja, uma chave = valor.
E você pode pensar que estou ficando louco né!!! Afinal nem a implementação da classe Properties existe e além disso o dispositivo deve implementar a JSR 75 para que seja possível salvar esse properties em "formato" de arquivo.

Mas utilizando properties eu tenho algumas vantagens:

  • Padronização na forma de montagem de dados.
  • Não há necessidade de fazer muitos parses, afinal a forma de composição é bem simples!
  • Causa pouco acréscimo de dados. Compare com XML ! =)
E além das vantagens, não é somente possivel salvar em arquivo. Assim como a implementação da classe Properties em JSE, você consegue obter um OutputStream e ai, gerar um ByteArrayOutputStream obtendo um array de bytes e salvar em um RMS! =)
Também é possível receber um arquivo properties enviado através de um HTTP e utilizando InputStream, carregar o properties de forma automática e transparente!

Quem se interessar, basta clicar aqui para fazer o download do zip que contém o .java da classe que implementei! Fiquem a vontade para usar, alterar e etc.
A classe não implementa TODOS os métodos da original porque não tive tempo e porque não me interessava quando a criei. Mas, acho que pode facilitar a vida de alguns!

Se tiver interesse em exemplos de como utilizar, deixe seu comentário!!!

[]s
Neto

Nenhum comentário: