terça-feira, 24 de março de 2009

Instalando o ambiente do QT 4.5 para Série 60


Que a Nokia havia comprado a Trolltech (proprietária do QT que inclusive já teve seu nome trocado para QT Software) já é notícia velha, mas, enfim foi anunciado e disponibilizado o primeiro port para a S60 que inclui os principais celulares (smartphones e série multimedia) da fabricante finlandesa.
Mas, se você já pensou que ia poder sair programando em Symbian C++ logo de cara, infelizmente não é tão "simples" assim. O QT facilita (e muito) a criação de interfaces e alguns outros detalhes, mas não elimina o conhecimento básico de Symbian, principalmente se você quiser acessar recursos nativos do telefone ou dar um comportamento mais profissional a sua aplicação.

Instalação
Para utilizar o QT, é necessário ter um SDK do Symbian instalado. Eu indico que se você vai fazer o download agora, instale logo a versão 1.0 do SDK 5, que inclusive contempla os novos celulares (como o 5800 e N97). Também será necessário ter uma versão do Carbide C++ (v. 2.0.0 ou superior).
Para facilitar sua vida, foi criado um guia de instalação: Installing QT on S60. É só seguir os passos indicados que não haverá problema.

Referência
O Forum Nokia é um ótimo lugar para se encontrar qualquer documentação e exemplos para tecnologias relacionadas a Nokia. E lá já foi disponibilizado uma library inteira sobre o assunto: QT for S60 Developer's Library. Também, há uma documentação completa sobre todo o framework no site da Trolltech.
E claro, você pode encontrar também o Wiki do Forum Nokia sobre QT e sobre Symbian, caso ainda esteja começando ou tenha alguma dúvida.

Bom pessoal, por enquanto é só porque ainda estou instalando e fazendo algumas experiências. Em breve volto com algumas curiosidades e links para quem está começando nessa plataforma.

Abraços
Neto

2 comentários:

BigBoss disse...

Cara,
muito louco seu site e sua história de desenvolvimento, parabéns os post's tem muita informação interessante que nem todo mundo gosta de escrever por achar que não tem público.

Vou seguir acompanhando, se vc não se importar é claro!

Abraço

Unknown disse...

Bom dia Neto,
Cheguei a seu blog googlando por ai, estou precisando de uma ajuda em uma questao sobre J2ME, preciso desenvovler uma aplicacao simples que faça uma operacao matematica através de bluetooth, o projeto eh o seguinte ter um valor em um dispositivo e enviar parte do valor para outro como se fosse um pagamento movel, nao sou familiarizado com a plataforma e nao consigo achar um exemplo disso na web, se tiver tmpo para me auxiliar ficarei muito agradecido! Qualquer coisa segue meu email a baixo, desde já agradeço atencao dispensada e parabens pelo seu blog!

aspire3420@gmail.com

Grande abs
Siba!