sábado, 21 de novembro de 2009

Apresentação do CoSMo no Devoxx 2009

Ola a todos!!

Primeiro de tudo, uma pequena explicação: Eu resolvi registrar meu dominio para poder criar um blog melhor e também poder fazer algumas coisas mais que vinha planejando, como por exemplo um webservice pro CoSMo e umas aplicações pro Facebook. E ai veio a dúvida: postar em português ou inglês?
E então, devido a aspirações de carreira, alguns amigos que não falam português e claro, a vontade de praticar minha escrita em outro idioma resolvi postar em inglês. Para aqueles que não falam inglês ou estão com preguiça, eu irei manter sempre aqui uma versão em português dos posts, mas as demais seções do meu site vou manter em inglês, sorry! ;-)

Mas, depois de um longo e tenebroso inverno, estou de volta blogando sobre mobilidade e outras coisas que eu estou acostumado a compartilhar com você. E, como você pode ver, meu blog está de "casa nova", porque eu finalmente decidi registrar meu próprio domínio, e agora, eu serei capaz de fazer mais coisas do que apenas os posts, por exemplo: compartilhar meus "toy projects" , atualizações do Cosmo, fotos e muito mais! :)

Mas, vamos ao assunto deste post: Minha apresentação no Devoxx 2009, sobre o Cosmo. Ok, para você que não sabe o Cosmo é: é um projeto open-source criado em 2007 com base na aplicação JustaJava Mobile (mais informações disponíveis no site do projeto). É uma aplicação Java ME para mostrar em seu celular (Java enabled) o cronograma de eventos. Com esta aplicação, é possível ver todo o cronograma, os detalhes da palestra e até o currículo do palestrante. E muito mais está para vir ... :)

A apresentação
A apresentação foi na terça-feira e eu tinha 15 minutos para explicar o que é Cosmo, as características, roteiro e (é claro) uma pequena demonstração da versão atual e também da nova interface do usuário. Eu estava muito ansioso e um pouco nervoso, mas acho que é normal, afinal, foi a minha primeira apresentação internacional. E, tudo correu bem e no final da palestra eu falei com Sebastien o desenvolvedor do Conference Guide (http://conferencegui.de) sobre uma parceria entre o seu software e Cosmo. E, no final deste post você vai encontrar os slides da apresentação.

Notícias sobre Cosmo:
Estou terminando a interface nova interface de usuário, e, espero, em breve escrever um post descrevendo a nova interface e compartilhar de código com vocês! :)