quinta-feira, 26 de junho de 2008

Mudando o nome do blog...

Ola pessoal,

Quando fui ao Forum Nokia Tech Days em São Paulo, o Python me surpreendeu e foi realmente uma boa surpresa. Porém, ficou uma dúvida de quando utilizar, já que trabalho em uma empresa onde quando fazemos um produto não podemos focar em nenhuma plataforma especifica e aí ficou aquele gostinho de frustração.

Mas, a alguns dias a lista de Java ME do SouJava começou a ser "palco" de diversas de threads com o assunto relacionado as diversas plataformas disponíveis para o mundo móvel. Isso me fez pensar que na verdade, devemos estar preparado para criar softwares móveis independentes da plataforma. Pois a "melhor" plataforma é aquela que te atende naquele projeto e que irá trazer o melhor resultado considerando: qualidade, desempenho e custo.
E então, para "juntar" tudo, estou tendo que fazer uma pesquisa sobre uma solução para ser apresentada para um cliente e a melhor solução está parecendo ser usar aparelhos da S60 com o aplicativo feito em Python ou C++. Por isso comecei a fazer várias pesquisas e testes com diversas soluções.

Por isso, resolvi mudar o nome desse blog que era "Neto Marin JME Blog" para "Neto Marin Mobility Blog" onde irei também colocar relatos de experiências que estou fazendo com Python e outras linguagens. Espero que gostem dessa mudança também! :)

[]s
Neto

terça-feira, 24 de junho de 2008

Ajude a sustentar a Wikipédia e outros projetos, sem colocar a mão no bolso, e concorra a um Eee PC!

Ajude a sustentar a Wikipédia e outros projetos, sem colocar a mão no bolso, e concorra a um Eee PC!
…e também a pen drives, card drives, camisetas geeks, livros e mais! O BR-Linux e o Efetividade lançaram uma campanha para ajudar a Wikimedia Foundation e outros mantenedores de projetos que usamos no dia-a-dia on-line. Se você puder doar diretamente, ou contribuir de outra forma, são sempre melhores opções. Mas se não puder, veja as regras da promoção e participe - quanto mais divulgação, maior será a doação do BR-Linux e do Efetividade, e você ainda concorre a diversos brindes!

E o Android vai atrasar...

É pessoal, para aqueles quem vinham apostando no Android e falando empolgantemente que o Google iria dominar também a área de dispositivos móveis, eles jogaram um grande e cheio balde de água fria!
Ontem foi anunciado que o lançamento do Android foi atrasado do segundo para o quarto quarto do ano. Ou seja, o pessoal vai ter que continuar "brincando" com o emulador do Android. É, digo brincar porque na minha opinião é para isso que serve o Android por enquanto.

Sei que vários vão querer me jogar pedra por falar isso, mas por enquanto não é possível testar uma aplicação Android, é impossível saber o seu real desempenho (que na minha opinião não deve ser nada bom), portabilidade. Enfim, para aqueles que estão no mercado sabem que esses são aspectos determinantes para o sucesso de uma aplicação móvel. Nada adianta ela ser bonitinha (como o Android aparenta ser) se ela não for fácil de usar e não tiver um desempenho razoável.

Não que eu torça contra, mas eu acho que se o Android não "pertencesse" ao Google, já teria nascido morto!!! ;-)

Para mais detalhes, visite: http://mobhappy.com/blog1/2008/06/24/check-mate-for-googles-android/

[]s
Neto

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Novo número: 130 milhões de celulares no Brasil !!

Ola pessoal,

Apenas para comentar a noticia que acabo de encontrar no G1 Tecnologia, que diz que em maio o número de assinantes foi de 130,5 milhões. E além disso, o mês apresentou o incrível número de 2,8 milhões de novas assinaturas. Grande parte impulsionadas pelo dia das mães. Outro dado que chama atenção é a grande proporção de telefone pré-pagos, que representam um total de 80,9% do total das habilitações no Brasil.
Claro que essa quantidade de celulares pré-pagos diminui em muito a empolgação daqueles que sonham em fazer aplicações e serviços para a rede e tal. Mas, não se pode desprezar os outros 19% que representam um total de aproximadamente 24,7 milhões !! Bom, mas isso seria conversa pra pelo menos uns 2 ou 3 posts seguidos! ;-)

Quem quiser mais informações, veja a matéria completa em: http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL605604-6174,00-NUMERO+DE+CELULARES+NO+PAIS+SUPERA+OS+MILHOES+EM+MAIO.html

[]s
Neto

terça-feira, 17 de junho de 2008

Widgets e Code Camp !!

Ola pessoal,

De volta a Campinas, resolvi fazer um resumo de como foi o code camp e sobre o tema desse code camp: Widgets!!

O Code Camp:
O dia começou com o pessoal chegando cedo, principalmente pra achar uma tomada e pegar uma vaguinha na rede ;-) e além disso, estava todo mundo querendo achar uma grande idéia para conseguir ganhar um N95 com 8 GB :D
No inicio a idéia era fazer algo utilizando a API do GoogleCalendar ou algum tipo de rede "social". Mas ai, surgiu uma idéia que parecia boa: um "navegador" pelos bookmarks do del.icio.us, exibindo os links salvos, as tags e etc. Acabamos tendo alguns problemas com a integração XML + JavaScript + CSS e ai no final conseguimos fazer apenas a listagem dos links salvos e ai abrir o navegador ao clicar no link.

Várias aplicações interessantes foram mostradas, mas a vencedora foi uma onde o pessoal executava um comando no widget (notepad, calc, cmd, etc) e o pc que era o servidor executava o comando, tirava uma "foto" (screenshot) e então enviava para o celular.

Widgets
No site do Forum Nokia há bastante material sobre como criar os widgets. Mas, resumindo é uma página HTML onde você pode utilizar JavaScript e CSS para fazer as interações e executar ações com o usuário. Nada que você já não tenha visto em páginas de internet comum. E alem disso, para ajudar, a Nokia oferece um kit básico que contém elementos que facilitam sua interação, como por exemplo: TextField, UIManager, Label, ListSelections e outros.

Para saber mais sobre widgets acesse http://www.forum.nokia.com/main/resources/technologies/browsing/widgets.html e tenha acesso a "getting started", exemplos, APIs e muito mais.

E o futuro?
Olha pessoal, eu não sou fã de HTML e muito menos (mas muito menos mesmo) fã de JavaScript. Porém, não tem como não dizer que os widgets são a forma mais simples para se criar uma pequena aplicação móvel. Ele pode servir como a porta de entrada para um serviço qualquer da web, ou até para difundir mais facilmente um serviço que você queira oferecer.
Além disso, a Nokia parece estar apostando muito nessa nova "leva" de aplicativos móveis e inclusive através do site Mosh (http://mosh.nokia.com) você pode publicar seu widget e assim ter muitos usuários acessando seus serviços.

Logo que acertar o que ficou errado no meu widget eu posto pra vocês aqui.

[]s
Neto

Começando o segundo dia...

Bom dia pessoal,

Estamos começando o segundo dia e no momento estamos ouvindo Ravi e Daniel falando sobre a criação de widgets para a S60, na verdade está primeiro mostrando o site do Forum Nokia. É bem interessante pois se trata de um novo conceito de "aplicativo" móvel e forma de interação com o usuário.
Na parte da tarde haverá um code camp e o melhor widget dará a dupla vencedora um device N95 para cada um. Ainda estou sem idéias, mas até a hora do almoço alguma irá aparecer =)

Material do evento
Para aqueles que querem material do Nokia Forum Tech Days e saber mais sobre o que está acontecendo pode visitar a página do evento em: http://wiki.forum.nokia.com/index.php/Tech_Days_Brasil_08

Quando acabar o meu widget e tiver mais detalhes faço um novo post contado como se faz e etc.

[]s
Neto

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Desenvolvimento em C++ ou Python para Symbian S60

Ola pessoal,

Já tivemos hoje uma palestra sobre desenvolvimento em C++ com o Ravi Belwal e depois uma outra palestra muito interessante com o Daniel Rocha falando sobre o desenvolvimento com Python e inclusive com alguns exemplos. E até o exemplo de um player de música onde é possível trocar de faixa "balançando" o celular.

Desenvolvimento com C++
O que podemos resumir da programação com C++ é que, não é tão complexo quanto se acha que é, porém ainda possui suas particularidades. Mas, sempre vai ser possível ter acesso as mais novas bibliotecas disponíveis até porque é a linguagem nativa do SO.

Python e Symbian S60
É indiscutível que a produtividade e simplicidade de se programar em Python é muito melhor em relação ao C++ ou ao próprio JME, pois inclusive é possível ter acesso a "trechos" do sistema que não são alcançados pelo Java porém, na minha humilde opinião, é mais um passo em direção a segmentação!!!
Afinal, se você tem uma empresa e cria um produto com certeza irá querer que esse produto alcance o maior número de dispositivos possíveis, mas, programando com Python você verá a quantidade de dispositivos "alvos" diminuirem muito.

Então não vale a pena usar Python ?!?!
Eu diria que tudo DEPENDE. Vamos supor a sequinte situação: Você possui um escopo fechado e um alvo bem definido. E além disso você precisa de recursos que te permitam acessar funcionalidades especificas de algum dispositivo, então, use Pyton e seja feliz!!
Agora, você quer desenvolver um produto corporativo onde você não possui muita influência sobre o que seus clientes vão usar, então prefira Java ME ! :D

Mais tarde volto com mais "flashes" aqui do evento.

[]s
Neto

Forum Nokia Tech Days - Brasil

Ola pessoal,

Estou aqui no hotel Gran Meliá em São Paulo participando do primeiro dia do Forum Nokia Tech Days. A primeira vista parece ser bem empolgante, principalmente por mais uma vez a Nokia estar mostrando que realmente se preocupa com a comunidade de desenvolvedores e além de tudo, ajudar a gerar negócios com isso.

Uma coisa que me chamou bastante atenção foi o portal "OVI" (http://www.ovi.com) que busca trazer diversos serviços e formar de integrar os serviços que a Nokia oferece a sua plataforma. E como os próprios palestrantes disseram, a Nokia está se reformulando e oferencedo diversas novas oportunidades!

Bom, vou indo porque minha bateria está se acabando e ainda não consegui achar uma tomada!! =( Mas logo, volto com mais alguns detalhes e dicas para aqueles que estão curiosos sobre esse evento!!

[]s
Neto

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Classe Properties para JME

Ola pessoal,

Esses dias tive que armazenar e trafegar algumas configurações de aplicações móveis. E ai, pra facilitar minha vida resolvi usar o esquema de properties. Ou seja, uma chave = valor.
E você pode pensar que estou ficando louco né!!! Afinal nem a implementação da classe Properties existe e além disso o dispositivo deve implementar a JSR 75 para que seja possível salvar esse properties em "formato" de arquivo.

Mas utilizando properties eu tenho algumas vantagens:

  • Padronização na forma de montagem de dados.
  • Não há necessidade de fazer muitos parses, afinal a forma de composição é bem simples!
  • Causa pouco acréscimo de dados. Compare com XML ! =)
E além das vantagens, não é somente possivel salvar em arquivo. Assim como a implementação da classe Properties em JSE, você consegue obter um OutputStream e ai, gerar um ByteArrayOutputStream obtendo um array de bytes e salvar em um RMS! =)
Também é possível receber um arquivo properties enviado através de um HTTP e utilizando InputStream, carregar o properties de forma automática e transparente!

Quem se interessar, basta clicar aqui para fazer o download do zip que contém o .java da classe que implementei! Fiquem a vontade para usar, alterar e etc.
A classe não implementa TODOS os métodos da original porque não tive tempo e porque não me interessava quando a criei. Mas, acho que pode facilitar a vida de alguns!

Se tiver interesse em exemplos de como utilizar, deixe seu comentário!!!

[]s
Neto